segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Entrevistas sobre Problemas Sociais

Maria Helena Garrido Barreto Reis, 11, cursa a 6ª série no colégio Antônio Vieira, me concedeu essa entrevista abordando o assunto: Problemas sociais. Ela se considera uma pessoa inteligente e dedicada.

Josef – Existem pessoas que além de “morar” em favelas vivem em meio a tiroteios. Você acha isso correto? Por quê?

Maria – Eu não acho isso correto, pois elas arriscam bastante suas vidas, correndo risco de “levar” uma bala perdida.

Josef – Para você, o que é a exclusão social?

Maria – Exclusão social é quando uma pessoa é excluída da sociedade em que vive, porque as pessoas não gostam dela e não querem ficar perto, do lado, junto, desta pessoa.

Josef – O Brasil tem um índice enorme de desigualdade social. Na sua opinião, por que isso acontece?

Maria – Porque as pessoas não são solidárias e, às vezes, não têm paciência para ajudar os outros.

Josef – Compare a sua vida com a de um morador de rua, o que tem de diferente?

Maria – Há muitas coisas diferentes, eu tenho o que comer, uma casa para dormir, um computador, uma televisão, uma mãe dedicada, roupas bonitas e infelizmente isso não faz parte da realidade de um morador de rua.

**************************************************************************

Larissa Cintra, é a entrevistada, ela participa da comunidade Vieirense, é da 7ª série do turno matutino, tem 13 anos e vai nos falar o que acha dos problemas sociais existentes no mundo.

Luiza Cardoso – Você acha que na comunidade Vieirense existe alguém que convive com algum problema social? Qual? E fora da comunidade? Qual?

Larissa – Sim, fora e dentro da escola, na comunidade não existe tanto, mas existe a exclusão social. Fora da escola, existem muitos, pois temos que pensar na realidade tem a fome, a falta de moradia, exclusão social, falta de emprego, pessoas sem condição, pessoas com uma vida ruim.

Luiza Cardoso – Para você, qual é o problema que mais atrapalha a nossa sociedade?

Larissa – Para mim, todos atrapalham, mas a fome, é um problema que prejudica muito a vida das pessoas, pois muitas pessoas morrem.

Luiza Cardoso – Se você pudesse mudar o mundo, o que você faria para acabar com todos os problemas sociais e ajudar a vida das pessoas?

Larissa – Eu daria a todas as pessoas uma vida igual, doaria cestas básicas, móveis, muitas coisas, faria campanhas, etc.

Luiza Cardoso – Qual a mensagem que você daria a todos as pessoas deste mundo?

Larissa – Eu digo não a todos os problemas sociais!
Sim a igualdade!
Não a fome!
Sim a paz!
Não a falta de moradia!
Sim ao amor!
Sim a união!

*************************************************************************

Gabrielle Nogueira (G. N.) tem 9 anos, cursa a 4ª série do ensino fundamental e, nessa entrevista, expõe o que pensa sobre o tema “Problemas Sociais”.

Crislane Nogueira. – Você já pensou em algum momento de sua vida morar na favela e, no futuro, ser excluída socialmente? Se nunca pensou, conte como você se imagina lá.

Gabrielle Nogueira – Não, eu nunca pensei em morar em uma favela. Eu me vejo lá, sem oportunidade alguma de ter uma vida melhor.

C. N. – O que você acha da exclusão social?


G. N. - Eu acho que a exclusão social é um absurdo, pois pessoas sem escolaridade, não têm um futuro para suas vidas e assim são excluídas no seu dia-a-dia.

C. N. – Você excluiria alguma pessoa por ela ser favelada? Justifique.

G. N. _ Eu não excluiria ninguém, faria o contrário. Se eu tivesse uma grande oportunidade, eu ajudaria, pois todos somos iguais e temos que ter sempre oportunidade para tudo na vida.

C. N. – O que você acha do tráfico de drogas? O que o governo poderia fazer sabendo-se que já existe a lei da proibição do tráfico?


G. N. – Eu acho que isso é um absurdo! Como as pessoas podem gostar de drogas sabendo que faz mal a saúde? Acho que essa droga miserável deve acabar de uma vez, acho mesmo que deveriam reforçar bastante a lei da proibição.

Nenhum comentário: